Conheça nossos Serviços de Energia Elétrica

Consultoria em gestão de energia elétrica

Estudos de modalidade tarifária

Eficientização e otimização energética

Projeto e construção de instalações elétricas industriais, comerciais e prediais

Projeto e construção de subestações de média e alta tensão

Projeto e construção de redes de distribuição

Manutenção elétrica em instalações industriais e comerciais

Correção do fator de potência

Recuperação de créditos de ICMS sobre energia elétrica

Análise e correção de distúrbios elétricos em instalações industriais e comerciais

Serviços de Energia Elétrica para Residências e Condomínios

Para residências e condomínios

Clientes de baixa e média tensão, como condomínios, clubes ou escolas, podem contar com o apoio da Minulight para promover melhorias em sua rede de energia elétrica, sempre que necessário. O objetivo é garantir a segurança e a eficácia do serviço, promover uma cultura de eficiência energética e reduzir custos.

Construção, manutenção e reforma de PC

O desgaste da rede de energia elétrica é um processo natural, que se dá com o passar dos anos. Por isso, a manutenção dos sistemas é tão importante. Instalações elétricas que não recebem manutenção adequada podem se tornar fonte de desperdício de energia e ocasionar, além de custos desnecessários, choques e incêndios. Para garantir eficiência e segurança no consumo de energia elétrica, a Minulight realiza a manutenção, reforma e modernização do padrão de entrada da rede de energia elétrica.

Ligação provisória de obra

A Minulight realiza o projeto para todos os tipos de clientes, além de legalização e montagem completa do padrão de medição em baixa tensão ou em média tensão, sendo tipo simplificada ou convencional.

Serviços de Energia Elétrica para Construtoras e indústria

Para construtoras e indústria

A Minulight desenvolve projetos de infraestrutura para obras civis e resolve, para o cliente, a adequação do espaço para hospedar transformadores e linhas de dutos, a montagem e manutenção de subestações provisórias e definitivas, além de prestar consultoria para adequação de tarifas.

Consultoria em engenharia elétrica

Novos empreendimentos e gestores de reformas e ampliações podem contar com o serviço de consultoria da Minuight para elaboração e execução de projetos elétricos em baixa e média tensão.

Montagem e manutenção de quadros elétricos

A manutenção de quadros elétricos é necessária para prevenção de problemas e para correção de irregularidades, uma vez que as cargas elétricas mais elevadas passam pelo painel de comando e acabam movimentando componentes, principalmente parafusos.

Os painéis elétricos de indústrias e comércios, por exemplo, que contam com elevadores, motores e bombas, costumam apresentar mais inconsistência devido à força da eletricidade. Nestes casos, a manutenção de quadros elétricos deve ser um procedimento de rotina.

Por que fazer a manutenção de Quadros Elétricos?

Por que fazer a manutenção de quadros elétricos?

A manutenção de quadros elétricos gera economia de energia através da regulagem do painel. Quando as peças de um quadro de energia estão com folga, uma das principais consequências é o aumento do gasto de energia elétrica por causa do desperdício do próprio painel.

Outros prejuízos da falta de manutenção de quadros elétricos são o funcionamento incorreto do quadro e a falta de segurança necessária nos circuitos, que podem ter curtos, chaves desligadas de maneira incorreta, aumento da temperatura e, até mesmo, início de fogo.

Construções de redes de transmissão e distribuição de energia elétrica em alta tensão

As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios, ou também chamado de cabo guarda.

As linhas de transmissão se estendem por longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia, as quais vão se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte.

No Brasil, as linhas de transmissão são classificadas de acordo com o nível de tensão de sua operação, mensurado em Kilo Volt (kV – milhares de Volts). Para cada faixa de tensão, existe um código que representa todo um conjunto de linhas de transmissão de mesma classe. São eles:

A1 – tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV

A2 – tensão de fornecimento de 88 kV a 138 kV

A3 – tensão de fornecimento de 69 kV

Em termos organizacionais, a classe A1 é representativa do sistema de transmissão interligado, ou Sistema Interligado Nacional (SIN), também denominado rede básica. Na classe A1, existem 77 concessionárias dos serviços públicos de transmissão, responsáveis pela administração de mais de 100 mil Km de linhas. As empresas transmissoras também operam instalações de tensão inferior a 230 kV, que são as chamadas Demais Instalações da Transmissão (DIT).

As classes A2 e A3, quando não são de propriedade das transmissoras, representam as redes denominadas de sub-transmissão, que, ao contrário das redes de transmissão propriamente ditas, são administradas pelas empresas de distribuição.

Ligação Nova, Aumento de Carga para Média e Alta Tensão

A Minulight promove a montagem e manutenção de subestações provisórias ou definitivas de energia elétrica, incluindo transformadores, postes e dutos, para garantir o abastecimento de energia elétrica para obras de grande porte, sejam elas construções de empreendimentos residenciais ou comerciais e fábricas. Além disso, realiza construção de torres, linhas de transmissão e montagem completa de subestação para clientes de alta tensão.

Adequação para Consumidor Livre

Adequação necessária para clientes interessados em migrar para o mercado livre de energia.

Serviços de Energia Elétrica para empresas

Para empresas

Empresas também têm a sua disposição a expertise da Minulight e recebem todo o apoio e orientação para a elaboração de projetos elétricos para reformas e ampliações e para manutenção interna de sua rede elétrica, dentre outros serviços.

Ligação nova

Se você está construindo uma empresa, pode contar com o apoio da Minulight Soluções para a montagem do padrão de ligação necessário, individual ou coletivo. A Minulight também providencia toda a documentação para a ligação nova da energia e presta assessoramento técnico durante todo este processo até a efetiva ligação da energia.

Aumento de carga padrão Light e Enel

A sobrecarga da rede de energia elétrica é comum após a instalação de novos aparelhos, como ar-condicionado, freezer, geladeira e chuveiro elétrico. Nestes casos, o disjuntor começa a desarmar com frequência, indicando a necessidade de alterar o sistema monofásico para o polifásico. A Minulight realiza as adequações necessárias para o aumento de carga da rede de energia elétrica e orienta o cliente sobre a necessidade de modernizar o seu padrão de ligação.

O aumento de carga é importante para a segurança do seu imóvel (residencial, comercial ou industrial) pois o acúmulo de aparelhos elétricos em uma instalação não preparada pode ter consequências catastróficas e até fatais.

A conta de energia deve estar em nome do responsável pela unidade consumidora

A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão

Preencher o formulário de solicitação do serviço e, no caso de instalações residenciais que possuam carga instalada superior a 15kW, e para todas as instalações não residenciais, é necessário enviar em anexo no próprio formulário (arquivo digitalizado) a Guia de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART devidamente quitada, pois a preparação do local deve ser executada por profissional habilitado pelo CREA/RJ.

O Eletricista fará o cálculo da carga instalada, da demanda da unidade consumidora, e escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado
A alteração de carga somente será executada após vistoria e aprovação do local.

O pedido de alteração de carga (aumento de carga)  deve ser solicitado somente após  o local estar preparado por um Eletricista de sua confiança (construção do padrão de ligação)

Manutenção das instalações elétricas

O desgaste da rede de energia elétrica é um processo natural, que se dá com o passar dos anos. Por isso, a manutenção dos sistemas é tão importante. Instalações elétricas que não recebem manutenção adequada podem se tornar fonte de desperdício de energia e ocasionar, além de custos desnecessários, choques e incêndios. Para garantir eficiência e segurança no consumo de energia elétrica, a Minulight realiza a manutenção, reforma e modernização do padrão de entrada da rede de energia elétrica.

Montagem e manutenção de subestações provisórias ou definitivas

A Minulight promove a montagem e manutenção de subestações provisórias ou definitivas de energia elétrica, com transformadores, postes e dutos, para garantir o abastecimento de energia elétrica para obras de grande porte, como a construção de empreendimentos residenciais ou comerciais e fábricas.

Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência. Nas subestações podem haver equipamentos de transmissão e distribuição de energia elétrica. Também existem outros equipamentos de proteção e controle nas subestações. A subestação funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão de energia elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético, transformando os níveis de tensão e funcionando como pontos de entrega para consumidores industriais.

Correção de fator de potência e adequação de tarifas

A Minulight presta consultoria para que clientes de média e alta tensão possam se enquadrar na tarifa de energia elétrica mais compatível à natureza de seu serviço, pagando o mínimo possível por isso. Na prática, isso se traduz em recomendações sobre o melhor horário para utilização de determinados equipamentos ou a montagem de um banco de capacitor, para correção do fator de potência. Neste caso, o banco de capacitor passa a produzir a energia reativa utilizada pelo empreendimento, desonerando o cliente da multa referente ao uso de energia reativa, cobrada pela

Consumidor Livre

Quem pode ser consumidor livre?

Os atuais critérios de migração para o mercado livre foram estabelecidos em 1998, pela Lei no 9.648/1998, que criou dois grupos de consumidores aptos a escolher seu fornecedor de energia elétrica.

O primeiro grupo é composto pelas unidades consumidoras com carga maior ou igual a 3.000 kW atendidas em tensão maior ou igual a 69 kV – em geral as unidades consumidoras do subgrupo A3, A2 e A1. Também são livres para escolher seu fornecedor novas unidades consumidoras instaladas após 07 de julho de 1995 com demanda maior ou igual a 3.000 kW e atendidas em qualquer tensão.  Estes consumidores podem comprar energia de qualquer agente de geração ou comercialização de energia.

O segundo grupo, composto pelas unidades consumidoras com demanda maior ou igual que 500 kW atendidos em qualquer tensão, também podem escolher seu fornecedor, mas seu leque de escolha está restrito à energia oriunda das chamadas fontes incentivadas, a saber: Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH´s, Usinas de Biomassa, Usinas Eólicas e Sistemas de Cogeração Qualificada.

Como funciona o mercado de energia no Brasil?

Produtores entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumido parcela das perdas entre o ponto de geração e este centro de gravidade.

Consumidores, de forma análoga, entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumido parcela das perdas entre este centro de gravidade e o ponto de consumo.

O sistema garante oferta e qualidade do produto.

Diferenças entre o contratado e o produzido ou consumido são liquidadas pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), definido em 4 submercados e 3 patamares de carga, por modelo computacional. Esta liquidação é feita pela CCEE.

Contratos protegem os agentes do preço de curto prazo e são obrigatórios para 100% da carga, sem restrições de prazo no caso do mercado livre. Contratos podem ser registrados após a medição do consumo efetivo. A não comprovação, além da exposição ao pagamento do PLD, implica no pagamento de penalidades para falta de lastro de contratos de energia e potência

saiba todos os detalhes dos nossos serviços e soluções

Fale com um consultor